1.Museu do Prado
Madri
Inaugurado em 1819, o Museu do Prado é um dos mais importantes da Espanha e do mundo. Junto com o Museu Thyssen-Bornemisza e o Museu Rainha Sofia ele forma o "triângulo da arte" em Madri.
A Alte Pinakothek foi aberta ao público em 1836, em Munique, e se transformou em um arquétipo da arquitetura clássica de um museu. O local abriga uma das mais importantes coleções do mundo, expondo mais de 800 pinturas, entre elas obras consagradas do século 14 ao 18.
As coleções da Alte Pinakothek, de Munique, na Alemanha, remontam à coleção real exibida pelos duques, governantes e reis da Bavária a partir da Casa de Wittelsbach. Rei Ludwig 1º, o último e mais importante dos Wittelsbach colecionadores, encomendou a construção ao arquiteto Leo von Klenze. A Alte Pinakothek foi inaugurada em 1836 e tornou-se um arquétipo da arquitetura clássica de um museu.
Consideravelmente danificada durante a Segunda Guerra Mundial, a galeria foi reconstruída em 1957 por Hans Döllgast. No entanto, em vez de serem meramente reconstruídas, as áreas danificadas foram substituídas por alvenaria nua, para que continuasse sendo possível visualizar os estragos da guerra.
A Alte Pinakothek abriga uma das coleções mais importantes do mundo. Em exibição estão mais de 800 pinturas, entre elas numerosas obras bastante conhecidas do século 14 ao 18.
A coleção de pintura holandesa inclui obras de Rogier van der Weyden e Dieric Bouts. Os mestres alemães são representados por Lucas Cranach e por dois dos quadros mais famosos de Albrecht Dürer: "Auto-Retrato" e "Quatro Apóstolos". A coleção flamenga inclui obras de Rubens, Van Dyck e Jordaens. Já entre os italianos destaca-se "Sagrada Família Canigiani", que foi a primeira pintura de Rafael a ser levada para a Alemanha.
A coleção explora o desenvolvimento da arte até o final do rococó. As obras do século 19 são exibidas na Neue Pinakothek e os trabalhos do século 20 e da arte contemporânea são colocados na Pinakothek der Moderne.
A base para a atual coleção da Alte Pinakothek começou a ser estabelecida no século 16 pelo duque Wilhelm 4º da Baviera que encomendou uma série de pinturas aos principais pintores da época. No mesmo período, o duque Albrecht 5º criou um gabinete de curiosidades da natureza e de objetos de arte. Cerca de 800 pinturas faziam parte dessa coleção.
No século 19, o príncipe Eleitor Maximiliano 4º Joseph incorpora obras de sua galeria ao acervo. A coleção inclui cerca de 2.000 obras de pintores da Alemanha, Holanda e França, incluindo "Mulher Descascando Batatas" , de Chardin e "Rapariga em Repouso", de Boucher.
No século 19 o governo alemão promoveu a descentralização das artes e criou galerias em várias cidades do país. O príncipe Ludwig 1º foi responsável por adquirir numerosas pinturas italianas, incluindo obras de Giotto, Botticelli e Rafael que atualmente constituem um núcleo de obras-primas.
Em 1836 a Alte Pinakothek é inaugurada e em 1838 é publicado o primeiro catálogo de pinturas da instituição.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alte Pinakothek foi fechada e as pinturas do seu acervo foram armazenados primeiro em Munique e, em seguida, foram transferidas para abrigos fora da cidade, o que ajudou a manter a perdas em um nível mínimo. Bombardeios atingiram a sede em várias datas e no fim da guerra o edifício estava gravemente danificado.
O museu foi reconstruído por Hans Döllgast, mas vestígios da guerra foram preservados na escadaria sul, no piso superior, e na entrada principal, originalmente localizada na ala leste. Esses locais estão agora classificados como monumentos históricos protegidos e não podem ser alterados.
A reinauguração aconteceu em 1957, mas a ala leste do piso inferior só foi aberta em 1961, seguida pela abertura da ala oeste do piso inferior em 1963.
O acervo tem entre seus destaques telas de Ticiano e Tintoretto, Rembrandt e Frans Hals, Murillo e Velásquez.
A obra de Boucher intitulada "Madame Pompadour" é bem mais do que um quadro no estilo rococó. Madame de Pompadour, que viveu entre 1721 e 1764, foi amante do rei da França, Luís 15, e governava o Palácio de Versalhes como se fosse a rainha.
O rococó, estilo que se tornou predominante depois do barroco, tem sua ideologia relacionada à busca da felicidade. Algumas vezes ele é interpretado como frívolo e fútil, já que se volta para o amor, para encontros furtivos e a busca do prazer, enquanto no barroco predomina a temática religiosa.
Filha de um rico e influente mercador francês, Madame de Pompadour foi criada para ser amante de um homem rico. Sua instrução incluiu aulas de grego, inglês e piano. O próprio rei da França, Luís 15, apresentou-a para seu tutor. No entanto, ela se tornou amante do rei e sua conselheira, e chegou a ser uma das mulheres mais poderosas de sua época.
Inteligente e elegante, ela influenciava tanto as decisões políticas quanto as questões relacionadas à cultura e arte, tendo inclusive se relacionado com os líderes do Iluminismo, Voltaire, Rousseau e Diderot, e com o próprio Boucher, que chegou a ser o primeiro pintor do rei.
Mais do que o retrato de uma mulher bonita ou de uma dama da corte, o quadro "Madame de Pompadour" é o retrato de uma exceção numa época em que as classes sociais eram rigidamente estruturadas.