Livro

Apenas R$14,90

14.National Gallery of Art
Washington

Criada em 1937, em Washington, a National Gallery inclui em seu acervo obras europeias realizadas entre o século 13 e o 20 e obras americanas realizadas entre o século 18 e o 20. No entanto, são as exposições temporárias que levam grandes multidões ao museu.

Prefácio

A National Gallery of Art foi criada em 1937 pelo Congresso dos Estados Unidos, que aceitou a doação da coleção de Andrew Mellon como ponto de partida para o acervo do novo museu. A Fundação para Educação e Caridade A. W. Mellon foi quem providenciou a construção da sede da instituição, em Washington.

O Edifício Oeste foi concluído em 1941 e em 1978 foi inaugurado o segundo edifício do museu, o Edifício Leste, que também possui um centro de pesquisa, uma grande biblioteca e uma importante coleção de desenhos e pinturas.

Em 1999, a galeria abriu as portas de seu jardim de esculturas ao ar livre. Localizado em um terreno de seis acres vizinho ao museu, o jardim é um espaço informal, mas elegante, para a disposição de esculturas modernas e contemporâneas.

A missão da National Gallery of Art é preservar, colecionar, exibir e proporcionar a compreensão dos trabalhos de arte de seu acervo, atendendo ao mais alto padrão de qualidade em museologia e educação.

As pinturas e esculturas doadas por Mellon formaram um núcleo de qualidade ao redor do qual o acervo cresceu. Atualmente a coleção possui obras de grandes artistas contemporâneos, como Claes Oldenburg e Louise Bourgeois, ao lado de nomes consagrados da história da arte como Leonardo da Vinci e Peter Paul Rubens.

A instituição limita-se a colecionar pinturas, esculturas e trabalhos em papel do período que vai do fim da Idade Média até o presente e que compreende objetos produzidos na Europa e nos Estados Unidos. Além disso, a National Gallery of Art empresta objetos para exibições no país e no exterior e complementa suas próprias mostras com materiais de outros tempos e de outras culturas.

O Museu

A National Gallery of Art tem um acervo de obras-primas europeias realizadas entre o século 13 e o 20 e de obras norte-americanas realizadas entre o século 18 e o 20. No entanto, são as exposições temporárias que levam grandes multidões para o museu, que chega a receber 1 milhão de pessoas em mostras que duram apenas alguns meses.

O Edifício Leste, inaugurado em 1978, foi criado especialmente para acomodar exibições temporárias e a crescente coleção de arte moderna e contemporânea da galeria, composta por obras de artistas como Alexander Calder, Henri Matisse, Joan Miró, Pablo Picasso, Jackson Pollock e Mark Rothko.

Uma das exposições temporárias realizadas pela galeria foi sobre o Impressionismo Americano. A mostra reuniu belos trabalhos realizados no fim do século 19 e começo do século 20 por pintores americanos que foram influenciados por Monet, Degas e Renoir entre outros.

Um deles foi o retratista e pintor de murais Carroll Beckwith, que visitou a França em 1891 e no começo considerou os impressionistas extremistas, que produziam telas brilhantes mas sem nenhum desenho. Beckwith atribuiu ao grupo uma falta de estilo próprio, mas depois foi levado a visitar o atelier de Monet e se encantou com as paisagens que ele estava pintando na época. O próprio estilo de Beckwith sofreu uma mudança profunda e ele passou a produzir obras como o "Retrato de John Leslie Breck", que lembra o estilo de Renoir, o maior retratista entre os impressionistas.

A mostra também era composta por quadros de William Merritt Chase, Childe Hassam, Robert Henri e Theodore Robinson entre outros.

As Obras

Em 1977, um móbile de Alexander Calder foi instalado no Edifício Leste, antes mesmo de sua inauguração. Fazia cerca de um ano que Calder tinha morrido. O artista norte-americano revolucionou o conceito de escultura ao atribuir a capacidade de movimento às suas peças. O termo "móbile", que designa uma série dos seus trabalhos, foi cunhado por Marcel Duchamp, artista plástico que foi ícone da pop art.

Sobre essas obras, Calder declarou que "para a maior parte das pessoas que olham para um móbile, ele não passa de uma série de objetos planos que se movem. Para poucas, entretanto, ele pode ser poesia".

A obra de Calder está intensamente representada na National Gallery of Art. Além do móbile, obras como "Pequena Aranha" e "Cavalo" são representativas da trajetória do artista.

No começo de sua carreira, Calder realizou esculturas estáticas com folhas metálicas, explorando as possibilidades estéticas de materiais incomuns. Sua obras trouxeram grandes contribuições para a arte abstrata. Calder desafiou o conceito de que escultura é uma porção de massa e volume ao propor peças baseadas em espaço aberto e transparência. Na parte final de sua carreira, o artista trabalhou em obras monumentais que se tornaram novos marcos em várias cidades ao redor do mundo. O móbile do Edifício Leste, por sua vez, se tornou um marco da galeria e da sua política aberta à arte contemporânea.

Artistas & Obras

  • Bellotto, Bernardo
    • O Palácio Nymphenburg em Munique
  • Bosch, Hieronymus
    • A Morte e o Avarento
  • Sandro Filipepi conhecido como Botticelli
    • Adoração dos Magos
    • Giuliano de Medici
  • Braque, Georges
    • Natureza-Morta: O Dia
  • Antonio Canal, conhecido como Canaletto
    • Vista da Praça de San Marco
  • Cassatt, Mary
    • Passeio de Barco
  • Cézanne, Paul
    • Margem de Rio
  • Clouet, François
    • Mulher em seu Banho
  • Dalí, Salvador
    • Última Ceia
  • Degas, Edgard
    • Antes do Balé
  • Duccio di Buoninsegna
    • O Chamado dos Apóstolos Pedro e André
    • Natividade com os Profetas Isaías e Ezequiel
  • Dürer, Albrecht
    • Virgem e o Menino
  • Guido di Pietro conhecido como (com Filippo Lippi) Fra Angelico
    • Adoração dos Magos
  • Fragonard, Jean-Honoré
    • Uma Jovem Lendo
  • Gauguin, Paul
    • Autorretrato
  • Gentileschi, Orazio (com Giovanni Lanfranco)
    • Santa Cecília e um Anjo
  • Giotto
    • Virgem e o Menino
  • Domenico Theotokópulos, conhecido como El Greco
    • Cristo Purificando o Templo
    • São Martin e o Pobre
    • Laocoonte
  • Grünewald, Matthias
    • A Pequena Crucificação
  • Holbein, Hans, o Jovem
    • Eduardo VI Quando Bebê
  • Homer, Winslow
    • Sopra o Vento
  • Ingres, Jean-Auguste-Dominique
    • Madame Moitessier
  • Leonardo da Vinci
    • Ginevra de' Benci
  • Lippi, Filippo
    • Virgem e o Menino
  • Lotto, Lorenzo
    • Alegoria da Castidade
    • Natividade
  • Luini, Bernardino
    • Madalena
  • Mestre da Lenda de Santa Lúcia
    • Maria, Rainha dos Céus
  • Mestre dos reis católicos
    • As Bodas de Canaã
  • Manet, Édouard
    • Toureiro Morto
    • A Estação
  • Matisse, Henri
    • Natureza-Morta com Abacaxi
  • Monet, Claude
    • Mulher com Sombrinha - Madame Monet com seu Filho
  • Morisot, Berthe
    • A Irmã do Artista Junto à Janela
  • Murillo, Bartolomé Esteban
    • Duas Mulheres à Janela
  • Pietro Vannucci conhecido como Perugino
    • Crucificação com a Virgem e Santos
    • Rembrandt Harmenszoon van Rijn (com Govaert Flink) Homem em Trajes Orientais
  • Renoir, Auguste
    • Jovem Entrelaçando seus Cabelos
  • Rafael Sanzio
    • São Jorge e o Dragão
    • Pequena Nossa Senhora Cowper
    • Alba Madonna
  • Sargent, John Singer
    • Nonchaloir (Repouso)
  • Ticiano Vecellio (com Giovanni Bellini)
    • Vênus com o Espelho
  • Van Dyck, Anton
    • Marquesa Elena Grimaldi Cattaneo
  • Van Gogh, Vincent
    • Autorretrato
    • Casa de Camponeses na Provença
  • Velázquez, Diego Rodriguez de Sylva y
    • A Costureira
  • Vermeer, Johannes
    • Mulher com uma Balança
    • Mulher Escrevendo
    • Jovem com Chapéu Vermelho
  • Watteau, Jean-Antoine
    • Comediantes Italianos
  • Whistler, James Abbott Macneill
    • Sinfonia em Branco, n. 1: A Jovem de Branco