1.Museu do Prado
Madri
Inaugurado em 1819, o Museu do Prado é um dos mais importantes da Espanha e do mundo. Junto com o Museu Thyssen-Bornemisza e o Museu Rainha Sofia ele forma o "triângulo da arte" em Madri.
Inaugurado em 1819, o Museu do Prado é um dos mais importantes da Espanha e do mundo. Junto com o Museu Thyssen-Bornemisza e o Museu Rainha Sofia ele forma o "triângulo da arte" em Madri.
A National Gallery, de Londres, é a principal pinacoteca do Reino Unido. Localizada no coração da cidade, na Praça Trafalgar, foi inaugurada em 1838 com o objetivo de ser um centro de arte acessível a todas as classes sociais.
Inaugurado em Paris em 1793, o Louvre ajudou a formar o conceito de museu como uma instituição pública voltada para a arte. O museu é o lar da "Monalisa", de Leonardo da Vinci, um dos quadros mais famosos do mundo.
O Museu Egípcio foi criado pelo governo do país em 1835. Sediado no Cairo, ele atualmente exibe a maior coleção de antiguidades faraônicas do mundo, com mais de 120 mil peças.
O British Museum foi fundado em 1753, em Londres, e foi o primeiro museu público do mundo. Seu acervo soma mais de 8 milhões de peças, incluindo objetos originários da África, América, Europa, Ásia e Oceania.
Fundado em 1870, em Nova York, o Metropolitan Museum of Art tem uma coleção composta por mais de 2 milhões de obras que abrangem desde a Pré-História até o presente.
O Museu d'Orsay abriu ao público em 1986 exibindo uma grande diversidade de obras da arte ocidental, criadas entre 1848 e 1914. No centro de Paris, às margens do rio Sena, o museu foi instalado na antiga estação de trem d'Orsay, construída em 1900.
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como Masp, foi inaugurado em 1947. Obras dos italianos Rafael, Botticceli e Bellini, do flamengo Rembrandt e dos espanhóis Velazquéz e Goya fazem parte da coleção do museu.
O Museu Arqueológico Nacional é o maior museu da Grécia e um dos maiores do mundo.
Em suas galerias, mais de 20 mil itens são expostos, oferecendo ao visitante um panorama do desenvolvimento da civilização grega, desde o começo da Pré-História até o fim Antiguidade.
A Galeria Uffizi foi inaugurada em 1580, em Florença, na Itália, e é um dos museus de pintura e escultura mais famosos e antigos do mundo. Sua coleção compreende obras-primas aclamadas, incluindo trabalhos de Giotto, Piero della Francesca, Fra Angelico, Botticelli, Leonardo da Vinci, Raphael, Michelangelo e Caravaggio.
Fundada em 1905 no prédio do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade de São Paulo e um dos mais importantes do Brasil.
O Museu Van Gogh abriu suas portas em 1973 com a maior coleção de obras do artista de todo o mundo. O acervo do museu permite que o visitante compreenda a trajetória artística do pintor, além de possuir uma grande coleção de obras de outros artistas do século 19, impressionistas e pós-impressionistas.
O Museu de História da Arte de Viena está entre os mais importantes da Europa. Inaugurada em 1891, a estrutura monumental que abriga o Museu levou 20 anos para ficar pronta. É a instituição que tem a maior coleção de trabalhos de Pieter Brüegel no mundo, além de obras-primas de Rubens, Rembrandt, Rafael, Vermeer e Dürer.
Criada em 1937, em Washington, a National Gallery inclui em seu acervo obras europeias realizadas entre o século 13 e o 20 e obras americanas realizadas entre o século 18 e o 20. No entanto, são as exposições temporárias que levam grandes multidões ao museu.
A Gemäldegalerie foi inaugurada em 1830 no Museu Real de Berlim, na Alemanha e possui uma das melhores coleções de arte europeia produzida entre o século 13 e o 18.
O museu Hermitage localiza-se às margens do rio Neva, em São Petersburgo, na Rússia.
Fundado em 1764, o Hermitage tem como prédio principal o Palácio de Inverno, antiga residência dos czares russos, que foi projetada por Francesco Bartolomeo Rastrelli.
Aberto ao público pela primeira vez em 1800, o Rijksmuseum está sediado em Amsterdã, na Holanda, e possui uma extensa coleção de obras de arte. Entre as peças exibidas no museu estão pinturas, modelos de barco, esculturas, objetos arqueológicos, roupas, armas, gravuras e fotografias, entre outros trabalhos.
Inaugurada em 1817 em Veneza, na Itália, a Galeria da Academia possui uma rica coleção de pinturas dos períodos bizantino e gótico do século 14 e de artistas da Renascença, como Bellini, Veronese, Tintoretto e Ticiano. Do século 18 estão presentes Canaletto, Guardi, Bellotto e Longui, artistas que influenciaram toda a história da pintura europeia.
O Museu Pushkin foi inaugurado em 1912, em Moscou, e seu complexo é formado por seis prédios. A instituição abriga uma das mais representativas coleções de arte internacional que pode ser vista na Rússia.
A Alte Pinakothek foi aberta ao público em 1836, em Munique, e se transformou em um arquétipo da arquitetura clássica de um museu. O local abriga uma das mais importantes coleções do mundo, expondo mais de 800 pinturas, entre elas obras consagradas do século 14 ao 18.
Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.