1.Museu do Prado
Madri
Inaugurado em 1819, o Museu do Prado é um dos mais importantes da Espanha e do mundo. Junto com o Museu Thyssen-Bornemisza e o Museu Rainha Sofia ele forma o "triângulo da arte" em Madri.
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como Masp, foi inaugurado em 1947. Obras dos italianos Rafael, Botticceli e Bellini, do flamengo Rembrandt e dos espanhóis Velazquéz e Goya fazem parte da coleção do museu.
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como Masp, foi inaugurado em 1947. O paraibano Assis Chateaubriand, fundador e proprietário da rede de jornais Diários e Emissoras Associados, junto com o italiano Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte, foi o responsável pela concepção do projeto e formação do acervo do Masp, que é considerado o mais importante museu da América Latina.
Inicialmente, o Masp instalou-se em quatro andares do edifício dos Diários Associados, em São Paulo, adaptados pela arquiteta Lina Bo Bardi, e mulher de Pietro. Chateaubriand pretendia sediar o museu no Rio de Janeiro, mas acabou optando por São Paulo por acreditar que seria mais fácil arrecadar fundos para a aquisição de obras entre os paulistanos.
Em 1951, um terreno na av. Paulista foi desapropriado para a realização da 1ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Depois do evento, Chateaubriand começou a negociar com a prefeitura para construir a nova sede do Masp naquele terreno, em pleno centro financeiro da cidade.
Construída de 1956 a 1968, a nova sede foi inaugurada com a presença de grandes personalidades, como a rainha Elizabeth 2ª.
Criado para ser um centro cultural dinâmico, o Masp mantém, além do espaço de exposição, dois auditórios, biblioteca, acervos de fotografia, filmes e vídeos e o serviço educativo, que realiza cursos de artes e visitas guiadas às exposições.
A Biblioteca e Centro de Documentação do Masp é especializada em artes plásticas, arquitetura, história da arte, design e fotografia. Seu acervo é composto por cerca de 60 mil volumes entre livros, catálogos, periódicos, teses e obras raras, como o "Tratado da Pintura de Leonardo da Vinci", de 1792.
O prédio atual do Masp foi projetado pela arquiteta modernista Lina Bo Bardi. O terreno da av. Paulista foi doado para a instituição com a condição de que as vistas para o centro da cidade e para a serra da Cantareira fossem preservadas. Para atingir esse objetivo, Lina projetou um edifício sustentado por quatro pilares com um vão livre de 74 metros, que se tornou um dos cartões-postais de São Paulo.
O acervo do Masp adquiriu suas principais obras entre 1946 e 1957. Pietro Bardi e Assis Chateaubriand faziam as aquisições pessoalmente, baseados em seus gostos pessoais e na expectativa de alta do mercado de artes. Após a Segunda Guerra Mundial, o preço das obras caiu muito, mas a expectativa era de que em breve haveria uma alta, principalmente no preço dos quadros dos impressionistas, como Monet, Degas e Renoir. Aproveitando a oportunidade, Chateubriand comprava os quadros para garantir que, no futuro, o Masp teria verba para continuar ampliando seu acervo.
O resultado desse trabalho de prospecção pode ser admirado pelos visitantes do Masp. Obras dos italianos Rafael, Botticceli e Bellini, do flamengo Rembrandt e dos espanhóis Velazquéz e Goya fazem parte da coleção do museu.
A maior parte do núcleo de arte europeia do Masp é o de pintura francesa. "O Torso de Gesso", de Matisse, "O Grande Pinheiro" de Cézanne, e quatro telas de Delacroix, que retratam alegorias das quatro estações do ano, pertencem ao acervo.
Além dos destaques internacionais, a coleção de obras de artistas brasileiros reúne a produção de artistas consagrados como Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Arcângelo Ianelli e Alfredo Volpi.
A coleção de arte brasileira do Masp traça o fortalecimento da produção artística no país, começando por obras de Victor Meirelles e Pedro Américo, pintores do século 19 que estão entre os primeiros artistas brasileiros consagrados.
O acervo brasileiro do período modernista permite ao visitante perceber as diferenças entre a arte criada na Europa e a que era feita no Brasil no mesmo período. Enquanto as vanguardas europeias se voltavam para a forma e questões teóricas, os modernistas ainda buscavam uma estética que refletisse a identidade nacional e os problemas sociais do Brasil. Isso pode ser observado no famoso quadro "Os Retirantes" , de Cândido Portinari, que ilustra um grupo de nordestinos fugindo da seca. Apesar do estilo pessoal desenvolvido pelo artista e do diálogo com o cubismo que ele manteve, a preocupação em realizar uma pintura ligada à realidade do brasileiro é evidente.
Outro tesouro da coleção do Masp é um conjunto completo de esculturas de Edgar Degas. O pintor impressionista, consagrado por suas representações de bailarinas, voltou-se para a escultura no fim da vida, após perder a visão. A série de esculturas em bronze, composta por 73 peças, só é exibida integralmente no Masp, no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e no Museu D´Orsay, em Paris.