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15.Gemäldegalerie
Berlim

A Gemäldegalerie foi inaugurada em 1830 no Museu Real de Berlim, na Alemanha e possui uma das melhores coleções de arte europeia produzida entre o século 13 e o 18.

Prefácio

A Gemäldegalerie foi inaugurada em 1830 no Museu Real de Berlim, na Alemanha. O acervo da coleção foi formado a partir dos tesouros de Frederico Guilherme, o Grande Eleitor, que viveu no século 17, e de Frederico, o Grande, que viveu no século 18.

O renome internacional da coleção deve ser atribuído ao trabalho realizado por Wilhem von Bode, que dirigiu a galeria entre 1890 e 1929. Graças a ele, o museu fez muitas aquisições significantes e sua coleção cobre quase todos os aspectos da arte da Europa.

Em 1904, a Gemäldegalerie mudou-se para o prédio do Museu Kaiser Frederico (depois renomeado como Museu Bode) que foi originalmente concebido como um museu de obras renascentistas.

A Segunda Guerra Mundial pôs um fim a um período de desenvolvimento contínuo da coleção. O museu foi seriamente danificado e mais de 400 obras de formato grande foram destruídas. Soldados americanos e russos pilharam centenas de peças que jamais foram devolvidas. A divisão de Berlim em duas no pós-guerra foi acompanhada pela divisão da coleção em dois espaços de exibição: o Museu Bode, na Berlim Oriental e Berlin-Dahlen na Berlim Ocidental.

Até 1997 a coleção foi mantida separada. Só depois de 50 anos ela pôde ser apreciada integralmente. As duas partes do acervo foram transferidas para a nova sede da Gemäldegalerie, que foi inaugurada em 1998 e tem cerca de 7.000 metros quadrados de espaço de exibição. Para dar um passeio completo pelas 72 salas é preciso caminhar dois quilômetros.

O Museu

A galeria principal contém 1.000 obras-primas. Essas pinturas são complementadas por 400 telas que ficam no piso inferior.

A Gemäldegalerie possui uma das melhores coleções de arte europeia produzida entre o século 13 e o 18. Depois da fundação da coleção, em 1830, ela foi sistematicamente ampliada e aperfeiçoada. Obras-primas de artistas de várias épocas e escolas, como Van Eyck, Bruegel, Dürer, Rafael, Caravaggio, Rubens, Vermeer e Rembrandt fazem parte do acervo.

Duas das maiores seções são formadas por pinturas italianas do século 13 ao 16 e por pinturas de artistas holandeses do século 15 ao 16. Mestres alemães do período gótico e da Renascença estão representados por obras de Konrad Witz, Albrecht Dürer, Baldung Grien, Cranach e Holbein.

A sala octogonal de Rembrandt ocupa uma posição central na estrutura do museu. Os 16 trabalhos em exposição formam uma das maiores e melhores coleções do artista em todo o mundo. Elas são expostas junto com outras obras-primas holandesas e flamengas do século 17: retratos, pinturas de gênero, de interior, paisagens e naturezas-mortas que ilustram o estilo e a preferência dos pintores por determinadas temáticas.

Pinturas italianas, francesas, alemãs e inglesas do século 18 são exibidas em seis salas. Canaletto, Watteau, Pesne e Gainsborough estão entre os grandes nomes da ala.

As Obras

O alemão Lucas Cranach, conhecido como o Velho, é um dos grandes destaques do acervo da Gemäldegalerie. Em seu quadro "A Fonte de Juventude", Cranach compôs a cena como se estivesse compondo uma peça. O tema é um velho sonho humano: a busca pela imortalidade e pela juventude eterna. A tela é dividida em duas seções horizontais. A parte inferior dá destaque à grande piscina retangular e ao que se passa dentro dela e a parte superior representa detalhadamente uma paisagem distante.

O quadro pode ser lido da esquerda para a direita, como um livro. Na margem esquerda da piscina, mulheres idosas chegam à cavalo, em carros ou sendo carregadas por seus companheiros, e todas se dirigem à piscina. De fato, a água lhes restaura a saúde e a juventude, e elas saem pela margem esquerda, sadias e com boa aparência. São recebidas com novas vestes e seguem para aproveitar os prazeres da vida: comida, dança e amor.

A paisagem ao redor também reflete o efeito da fonte. No lado esquerdo, o horizonte rochoso e árido simboliza o peso da idade, e do lado direito as terras verdes e férteis representam o esplendor da juventude reconquistada.

A fonte da juventude situa-se no meio do quadro e Cranach adornou-a com a imagem de Vênus, a deusa do amor, e de um cupido, que distribui através de flechadas a paixão entre os homens. Dessa maneira o pintor sugere que o milagroso poder de rejuvenescimento que age sobre as dezenas de mulheres que nadam na piscina na verdade é apenas amor.

Artistas & Obras

  • Andrea del Castagno
    • Assunção da Virgem com São Miniato e São Juliano
  • Artista de ferrarense (Francesco del Cossa?)
    • Alegoria do Outono (A Musa Polymnia?)
  • Baldung Grien, Hans
    • Píramo e Tisbe
  • Bellini, Giovanni
    • Resurreição de Cristo
  • Bosch, Hieronymus
    • São João em Patmos
  • Botticelli, conhecido como Sandro Filipepi
    • Virgem com o Menino e Anjos Músicos
  • Bruegel, Pieter, o Velho
    • Provérbios Flamengos
    • Dois Macacos
  • Caravaggio, conhecido como Michelangelo Merisi
    • Amor Vencedor
  • Carpaccio, Vittore
    • Preparação da Sepultura de Cristo
  • Chardin, Jean-Baptiste-Siméon
    • O Desenhista
  • Christus, Petrus
    • Retrato de uma Jovem
  • Dürer, Albrecht
    • Virgem do Pintassilgo
    • Retrato de Hieronymus Holzschuher
  • Gainsborough, Thomas
    • As Crianças Marsham
  • Geertgen tot Sint Jans
    • São João Batista no Deserto
  • Gentile da Fabriano
    • Virgem e o Menino com os Santos Nicolau e Catarina e um Doador
  • Gerrit ter Borch
    • A Advertência Paterna
  • Giotto
    • Dormitio Virginis
  • Gossaert, Jan (Mabuse)
    • Netuno e Anfitrite
  • Guardi, Francesco
    • Ascensão do Balão
  • Hals, Frans
    • Retrato de Catharina Hooft e da sua Ama
    • Malle Babbe
  • Holbein, Hans, o Jovem
    • Retrato de Georg Gisze
  • Lippi, Filippino
    • Virgem com o Menino
  • Mantegna, Andrea
    • Retrato do Cardeal Ludovico Trevisan
    • Apresentação ao Templo
  • Marmion, Simon
    • Cena da Vida de São Bertin
  • Masaccio, Tommaso di ser; conhecido como Giovanni di Mone Cassai
    • Prato da Natividade (Tondo de Berlim)
    • A Adoração dos Magos
  • Patinir, Joachim
    • Repouso Durante a Fuga para o Egito
  • Piero di Cosimo; conhecido como Piero di Lorenzo
    • Vênus, Marte e Cupido
  • Poussin, Nicolas
    • Paisagem com São Mateus e o Anjo
    • Mulher à Margem do Rio
  • Rafael Sanzio
    • Virgem e o Menino e São João (Madona Terranuova)
    • Virgem com o Menino (Madona Colonna)
  • Rembrandt van Rijn
    • Autorretrato com Boina de Veludo e Gola de Pele
    • Jovem Mulher na Janela (Hendrickje Stoffels?)
  • Rembrandt van Rijn (ou ateliê)
    • O Homem com o Elmo de Ouro
  • Reynolds, Joshua
    • George Clive e a sua Família com uma Serva Indiana
  • Rubens, Pieter Paul
    • Perseu Libertando Andrômeda
    • Menino com Pássaro
  • Schongauer, Martin
    • Natividade
    • Virgem e o Menino
  • Sebastiano del Piombo, conhecido como Sebastiano Lucianim
    • Retrato de Jovem Mulher Romana
  • Sebastiano del Piombo, conhecido como Sebastiano Lucianim
    • Retrato de Jovem Mulher Romana
  • Squarcione, Francesco
    • Virgem e o Menino
  • Tiepolo, Giambattista
    • Martírio de Santa Ágata
  • Tintoretto, conhecido como Jacopo Robusti
    • Virgem com o Menino, São Marcos e São Lucas
  • Ticiano Vecellio
    • Vênus e Cupido com Organista
    • Autorretrato
  • Van der Weyden a, Rogier
    • Retrato de Mulher com Toucado Branco
    • Altar Middelburg (ou Bladelin)
  • Van Dyck, Anton
    • Retratos de Aristocratas Genoveses
  • Van Honthorst, Gerrit
    • Libertação de São Pedro do Cárcere
  • Van Ruisdael, Jacob
    • Vista de Haarlem das Dunas, Próximo a Overveen
  • Velázquez, Diego Rodriguez de Silva y
    • Retrato de uma Mulher
  • Vermeer, Johannes
    • Moça com Colar de Pérolas
    • A Taça de Vinho
  • Watteau, Jean-Antoine
    • O Amor ao Teatro Italiano
  • Witz, Konrad
    • Encontro de Salomão com a Rainha de Sabá